O Instituto Mãe Crioula (IMC) é uma entidade legalmente constituída e independente, sem fins lucrativos, que presta serviços à comunidade nas áreas de cultura, educação e ciência sobre as questões de justiça racial e de gênero, sustentabilidade econômica e ambiental, direitos humanos e paz social na região amazônica, no Brasil e no mundo.
Somos uma entidade eminentemente Amazonida construída por Amazonidas, nos dedicamos em elaborar e desenvolver pesquisas na área de segurança pública, crimes ambientais, justiça climática, identidades territoriais e movimentos sociais, bem como, buscamos implementar ações nas áreas de educação, artes e cultura que versem sobre ancestralidade, etnicidade e territorialidades.

Diretor Presidente
Participe de eventos, rodas de conversa e atividades que promovem reflexão, formação e ação nos territórios amazônicos.
Prestar serviços à comunidade nas áreas de cultura, educação e ciência sobre as questões de justiça racial e de gênero, sustentabilidade econômica e ambiental, direitos humanos e paz social na região amazônica, no Brasil e no mundo.
Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e respeitadora dos direitos humanos dos homens, mulheres e crianças, através de projetos e atividades educacionais, culturais e científicos que divulguem a cultura da paz na comunidade;
Desenvolver atividades culturais e científicas, tais como cursos, palestras, conferências, congressos, independentemente de colaboração de outras entidades, sobre as questões da paz, direitos humanos, desenvolvimento social, meio ambiente, sustentabilidade, justiça racial e de gênero, diversidades, direitos humanos e pesquisas científicas;
Manter intercâmbios com outros centros de estudo e pesquisa sobre questões raciais, justiça ambiental, direitos humanos a paz e questões correlatas, no Brasil e exterior;
Trabalhar o tema da segurança pública e da paz como área de estudo e pesquisa, voltando seus projetos para o benefício das comunidades vulneráveis;
Desenvolver e publicar material técnico-científico e cultural sobre as questões raciais, diversidade de gênero, segurança ambiental, justiça social e direitos humanos, dirigidos tanto à comunidade científica como à comunidade em geral, quanto a outros centros de pesquisas no Brasil e exterior, independentemente ou em colaboração com outras instituições.
A segurança pública deve ser compreendida de forma integrada, unindo proteção de direitos, justiça social e cidadania. O aumento da violência na região evidencia desafios que impactam diretamente os povos da floresta.
A segurança climática articula energia, alimentação, saúde e território, com foco na proteção de direitos. O Instituto desenvolve pesquisas e monitoramentos para apoiar políticas públicas e a defesa territorial.
Os direitos humanos orientam a proteção da dignidade, da vida e das liberdades fundamentais. O Instituto atua na defesa de direitos frente a violações que atingem povos e comunidades em seus territórios.
A justiça racial e de gênero enfrenta desigualdades estruturais e múltiplas formas de discriminação. O Instituto atua com abordagem interseccional na promoção da igualdade, do respeito às diversidades e da proteção da vida.
A sustentabilidade busca o equilíbrio entre uso dos recursos naturais, preservação ambiental e qualidade de vida. O Instituto promove reflexões e alternativas de desenvolvimento que consideram o presente e as futuras gerações.
A diversidade é um princípio fundamental da cidadania e do direito à diferença. Por meio da educação e da cultura, o Instituto desenvolve projetos que promovem inclusão, participação e uma educação libertadora.
Nossa missão é produzir ciência e informações em defesa dos povos da Amazônia, incentivando a construção de agendas políticas que versem pela sustentabilidade social, econômica e ecológica.
O Instituto pautará sua conduta pelos valores da ética e integridade, transparência, sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, cooperação internacional, melhores práticas de governança corporativa e de mercado, responsabilidade social e de respeito no trato com a coisa pública, a coletividade e o pleno convívio em sociedade.
Prestar serviços à comunidade nas áreas de cultura, educação e ciência sobre as questões de justiça racial e de gênero, sustentabilidade econômica e ambiental, combate à tortura, direitos humanos e paz social na região amazônica, no Brasil e no mundo.
Nossos parceiros são fundamentais para o fortalecimento das ações do Instituto. Por meio de articulações e cooperações, construímos iniciativas voltadas à produção de conhecimento, à formação e à defesa de direitos.



O Instituto conta com o apoio de financiadores que compartilham valores de compromisso social, transparência e respeito aos direitos humanos, contribuindo para a sustentabilidade institucional.


