Rede paraense de esperança: pela garantia de direitos às pessoas pré-egressas  e egressas do sistema prisional no estado do Pará.

Rede paraense de esperança pela garantia de direitos às pessoas pré-egressas  e egressas do sistema prisional no estado do Pará.

O projeto propõe a construção participativa, com instituições governamentais, não governamentais, empresas, universidades e movimentos sociais, da REDE DE ESPERANÇA. Esta rede visa transformar a realidade de pessoas pré-egressas e egressas do sistema prisional do Pará, focando na geração de oportunidades. Após a prisão, essas pessoas enfrentam medo, preconceito familiar e social, violências e violações de direitos, o que dificulta sua ressocialização. É urgente criar e fortalecer estratégias que garantam seus direitos e uma liberdade verdadeira, rompendo com o ciclo do sistema carcerário precário e violento a que foram submetidas. Essa realidade contrasta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que pregam uma sociedade justa, igualitária e livre de exclusão. Para transformá-la, é necessário unir diversos atores na criação e fortalecimento de uma rede de direitos e de esperança, promovendo oportunidades de ressocialização e reduzindo a reincidência. O projeto busca, através dessa rede, fomentar e diversificar iniciativas socioculturais, econômicas e de capacitação profissional, em parceria com os agentes envolvidos. Um objetivo central é identificar e acompanhar as transformações na vida dos egressos, analisando avanços ou retrocessos. Acima de tudo, almeja-se promover e fortalecer a REDE DE ESPERANÇA por meio de mecanismos políticos, sociais, econômicos e culturais que combatam o racismo, o preconceito, as desigualdades, a exclusão e o retorno ao cárcere.

COMPARTILHE

Nossos Parceiros

Nossos parceiros são fundamentais para o fortalecimento das ações do Instituto. Por meio de articulações e cooperações, construímos iniciativas voltadas à produção de conhecimento, à formação e à defesa de direitos.

Junte-se a nós agora!

Nossos Financiadores

O Instituto conta com o apoio de financiadores que compartilham valores de compromisso social, transparência e respeito aos direitos humanos, contribuindo para a sustentabilidade institucional.