Encarceramento em Massa e Implicações na Organização das Facções Criminosas na Amazônia

encarceramento em massa
Este relatório de pesquisa sobre facções criminosas no sistema prisional resulta de observações sistemáticas, coleta de dados e análises de fontes científicas prévias. Ele integra o projeto “Raça e gênero na política de drogas: do encarceramento em massa à justiça criminal no estado do Pará”, financiado por meio de edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos*. Não se trata de um estudo definitivo sobre o tema, que se encontra em constante transformação. Afinal, lidar com questões complexas implica reconhecer a impossibilidade de esgotar todas as hipóteses e abordagens, além de compreender os limites e possibilidades de diferentes caminhos para a compreensão dos fenômenos sociais analisados. De qualquer forma, o que se percebe é que há uma relação direta entre encarceramento em massa e o fortalecimento das facções criminosas no Brasil, sobretudo, na região Amazônica que se apresenta enquanto um importante espaço de circulação dos fluxos de cocaína e skank que atravessam as fronteiras.

Nossos Parceiros

Nossos parceiros são fundamentais para o fortalecimento das ações do Instituto. Por meio de articulações e cooperações, construímos iniciativas voltadas à produção de conhecimento, à formação e à defesa de direitos.

Junte-se a nós agora!

Nossos Financiadores

O Instituto conta com o apoio de financiadores que compartilham valores de compromisso social, transparência e respeito aos direitos humanos, contribuindo para a sustentabilidade institucional.